Criando Sprays
A criação de sprays no L4D é muito parecida com a criação para qualquer outro jogo Source (CS:S, TF2, DoD:S).
Basicamente, você pode usar qualquer arquivo JPG, BMP, TGA ou VTF, sendo que as duas primeiras você não pode usar transparência e somente a última pode ser animada (omfg/1). Se você não planeja criar um spray transparente ou animado, pule para o fim do post, em "Importando o spray"
Criando o TGA
Para fazer o arquivo TGA, você vai precisar de um programa como o Photoshop, paint.net ou o GIMP.
Photoshop
Crie uma nova imagem, preferencialmente quadrada, de 256x256px, 128x128px, 64x64px, etc, com fundo transparente.
Coloque nessa imagem o que irá aparecer no spray e apague as áreas que não irão aparecer.
Vá no painel Channels e crie um novo canal. Você terá que reativar os outros canais e desativar esse que acabou de ser criado.
Volte para a imagem e selecione o espaço que deverá ser transparente.
Clique com o botão direito do mouse e inverta a seleção.
Ative o canal que você criou e apague a área selecionada.
Por último, salve o arquivo com o formato TGA, com a opção Alpha Channels selecionada, resolução de 32bits e SEM Compressão.
Depois disso, é só importar o arquivo no jogo =D
GIMP
Crie uma imagem com um dos tamanho válidos e apague a camada de Fundo, para deixá-la transparente.
Crie seu spray, colando sua imagem transparente, do jeito que você quiser.
Ao salvar, escolha "Imagem TarGA" como tipo do arquivo. Após mandar salvar, aparecerá uma janela onde você deverá desmarcar a Compressão.
paint.net
O processo é parecido ao GIMP, porém, após salvar o arquivo como TGA, você deverá escolher a opção de 32 bits e SEM compressão.
Criando VTF (spray animado)
Para criar sprays animados, você deve usar o programa VTFEdit, que irá pegar uma sequência de imagens, que podem ser BMP, GIF (não animado), JPG, PNG ou TGA, e colocá-las em sequência, criando o efeito de animação (Lembrando que somente a TGA suporta transparência). Como o jogo limita o tamanho do arquivo final (120 kb), você não poderá usar muitos frames (quadros).
Após ter criado as imagens você deverá salvá-las com nomes sequenciais (1.tga, 2.tga...).
Abra o VTFEdit, vá ao menu File e selecione a opção Import. Selecione todos os arquivos e importe.
Aparecerá uma janela com várias opções, que normalmente devem ser deixadas como padrão.
Salve na pasta de sprays do L4D (Steam\steamapps\common\left 4 dead\left4dead\materials\vgui\logos\custom).
De volta ao VTFEditor, vá no menu Tools, selecione a opção Create VMT e salve na mesma pasta que salvou o arquivo anterior.
Quando for importar o spray, você deverá escolher a opção Custom, no menu de sprays e buscar pelo spray salvo.
Importando o spray
Não há muito segredo ao importar o arquivo. Basta ter uma imagem quadrada, de 256x256px, 128x128px, 64x64px, etc, ir no menu Options->Multiplayer, clicar em Import Spray... e selecionar o arquivo desejado.
1 Response to "Criando Sprays"
Nossa, facilitou 1000% minha vida. Eu tinha encontrado um tutorial onde mandava baixar o Corel Draw e mostrava um mundo de tarefas. Mas na verdade eu só queria algo assim, simples, prático e rápido.
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