[Guia] Tank
Posted on 01:32 by Neno
Vamos começar com o clichê né? O Tank é a força bruta dos infecteds (DUH!).
Ok, falando sério agora. O Tank é o infected que pode decidir o jogo em poucos minutos, a favor dos infectes ou não. Eu, particularmente, sempre achei o Tank um dos infecteds mais difíceis de jogar e não só por ele não ser discreto e ser um alvo facil, mas porque quando o controle do Tank vai para você existe uma pressão que, mesmo não dita, pode afetar o seu modo de jogar.
Aqui espero derrubar uma crença que, inacreditavelmente, ainda vejo em muitos players "velhos". Diferente do que você pode ouvir por ai o Tank não ganha nenhum jogo sozinho.
II. "A TANK IS APPROACHING"
E ele é seu. Não mintam para mim, nos seus primeiros dias de L4D quando isso acontecia rolava um friozinho na barriga não é? Se você é novo ainda acontece... até mesmo se você é calejado como eu, dependendo da situação em que está o jogo, do seu time, do seu adversário, ainda acontece.
Basicamente você tem duas opções:
1°- Se sua pressão cair, sua mão tremer, o estomago embolar e/ou seu nariz sangrar você pode esperar perder o controle e passar para outro player do time.
2°- Se decidir ser um menininho crescido e arcar com a responsabilidade o poder está em suas mãos.
Ser Tank é um peso, mas traz um prazer enorme. Pode parecer um infected muito complicado, porém em pouco tempo você domina a maioria das suas peculiaridades e consegue fazer uso efetivo de toda essa força muscular.
III. Comunique-se
É o básico do básico do básico não só para o Tank, mas para todo player de L4D.
O que você deve procurar saber antes de iniciar o ataque com o Tank:
1° - Os survivors encontraram molotovs? Quantos? Quem está com molotov?
2° - Há tanques de gasolina a disposição dos survivors? Eles estão colocados estrategicamente? Onde?
3° - Há troncos, carros, caçambas de lixo, pilares e afins em posição que me permita acertar os survivors?
4° - Os players do meu time estão armando alguma trap?
5° - Existe uma witch em posição útil?
6° - Há tanques de propano a disposição dos survivors? Eles estão colocados estrategicamente? Onde?
Isso tudo pode ser respondido pela sua observação e pelos seus companheiros. O que não deve ser deixado de lado é a comunicação. NUNCA. O Tank deve se tornar o centro das estratégias de seu time. Não preciso dizer que a comunicação é fator essencial para a formação dessa estratégia.
Mesmo durante o ataque, se for o Tank não se cale, peça. Precisa de um hunter? Isolou um survivor do resto do grupo? Avise.
Se você não controlar o Tank ouça seu companheiro que o controla. Tente atender aos pedidos dele, o Tank sozinho não ganhará a maioria dos jogos, sua ajuda como hunter/smoker/boomer pode fazer muita diferença.
IV. Cérebro Antes Dos Músculos
Esqueça os estereótipos do bombado bobão. O Tank pode até ser um macaco, mas você não é. Não se deixe iludir pelo poder destruidor que habita seus braços enormes e deformados. Você pode não ter o maxilar mais ainda tem seu cérebro. Use-o!
Diferente do que possa parecer aquele que joga com o Tank de maneira calma e inteligente só tende a maximizar os danos.
Se você for o primeiro player a controlar Tank, não se preocupe com sua barra de controle. Ela dura mais do que parece e mesmo se perder o controle outro player o controlará.
Escolha com calma o lugar e o momento certo para o ataque, não se afobe.
Já participei de muitas situações em que o primeiro player posiciona o Tank e o segundo player faz o estrago.
A exceção dessa regra está se for o segundo player a tomar o controle do macacão. Nesse caso pode ser mais eficiente evitar estratégias muito elaboradas e partir para o bom e velho Hit n'Run.
Antigamente era possível deixar o Tank "estacionado" em lugares estratégicos mas um patch acabou com a festinha. Se quiser a minha opinião sempre prefira um player a um bot controlando o Tank. Existem players que gostam de deixar o Tank para o bot quando sobram 1 ou 2 survivors, desse jeito ficam com mais infecteds em jogo. Mas acredito que isso não supere as vantagens de um Tank jogado por um player que tenha uma boa noção de jogo.
Então, antes de ser o Tank seja um estrategista. Avalie os prós e contras. Avalie suas possibilidades, converse com seu time e, aí sim, bote esses músculos para trabalhar.
V. Its Clobbering Time
Finalmente vamos desfrutar de toda a destruição que o Tank consegue nos oferecer.
Pensei em um jeito que ficaria bem exemplificado e resolvi dividir as fases em alguns sub-tópicos.
Vamos a eles:
a. A Aproximação: Essa é a fase que o Tank é mais vulnerável. Entretanto é uma fase que nos apresenta uma oportunidade sem igual. Existem lugares que apresentam ao Tank a possibilidade de contorná-los e surpreender os survivors. Trabalhar com o fator surpresa do Tank é muito difícil, mas se conseguir os resultados são certos. Esteja sempre atento a esses caminhos alternativos. Mas nem tudo são flores. Cuidado, as vezes "dar a volta nos survivors" pode resultar em um rush perfeito do time inimigo.
Para auxiliá-los selecionei alguns fatores que devem vetar essa sua decisão. São eles:
survivors com 80% ou + de life, com pills e/ou próximos a saferoom final. Tenha em mente que um Tank tem a velocidade de um survivor com 80% de life (se ele estiver pegando fogo perde 1/3 dessa velocidade, mas falaremos de fogo mais a diante).
De qualquer forma, ao se aproximar evite corredores estreitos, escadas de parede e lugares em que tomará dano dos 4 survivors simultaneamente.
b. Porrada: Pronto, os survivors estão ao alcance dos seus braços monstruosos. Está esperando o que? Mouse 1 e pronto. Cada hit do Tank tira 24 pontos da life dos survivors, fora do possível dano de queda e outros que o survivor pode sofrer. Sua única decisão aqui é em quem bater. Minha sugestão é: escolha um survivor por vez (normalmente o mais perto) e bata nele até que ele fique incapacitado, então parta para outro.
Existem casos em que você deve escolher o survivor que representa mais risco. Por ex o único survivor com molotov. Sim, é arriscado. Mas se você incapacitá-lo ele não poderá usar o molotov até ser salvo por algum companheiro.
c. O Tank e Seus Brinquedos: Carros, caçambas de lixo, pilares, globos gigantes de ferro. Enfim tudo aquilo que tem a "aura" vermelha. Quando qualquer um dessas coisas encostam nos survivors eles ficam instantaneamente incapacitados (fora q a pontuação do player vai lá pros 20k). Use-os com calma. Com paciência. Às vezes um soco errado pode isolar o objeto, tirando de você uma arma muito poderosa para ganhar o jogo. É aqui que muitos players cometem um grande erro. Eles focam-se exclusivamente nesses objetos, negligenciando a life do Tank e a estratégia do time. Minha sugestão é que os use sim, se a situação for oportuna. Não se mate para ir atrás de algum objeto.
d. Sniper De Concreto: Muitos players ignoraram totalmente o ataque de longa distancia do Tank. Erro normal. Saiba que cada pedrada tem o mesmo dano que um soco, ou seja, 24 pontos. Pode exigir um pouco de pratica para se corrigir a queda da pedra, mas em pouquíssimo tempo você pega o jeito. A mira normalmente fica acima dos survivors (normalmente essa mira varia de 45° a 60° em relação ao horizonte).
E aquele survivor que está perto de você pulando de um lado pro outro e saindo da sua tela e escapando dos seus socos? Pedrada nele.
Claro, como tudo a pedrada tem suas desvantagens.
1° - A pedra demora a chegar ao alvo. Isso permite com que os survivors tenham uma noção quase exata de onde ela vai cair e desviem. Você deve compensar a movimentação dos survivors na sua mira.
2° - essa é uma GRANDE desvantagem para o Tank. Existe um delay relativamente grande (2~3 segundos) que deixa o Tank vulnerável aos ataques dos survivors. Enquanto o Tank está lá arrancando um concreto no chão e o levando acima da cabeça os survivors estarão te fuzilando. Infelizmente essa é a oportunidade perfeita para acertar um molotov.
Em suma: Use as pedras para atacar survivors que montam defesa em algum lugar e não irão avançar tão cedo. Um exemplo perfeito é quando o Tank vem do outro lado da ponte na BH1. Os survivors podem posicionar gasolinas na ponte ou segurar o molotov para um tiro certeiro.
Nesse caso o uso de pedras é efetivo tanto para diminuir a life total do grupo quanto para forçá-los a ir atrás de você.
VI. Quebrando o Grupo
Sim, o Tank também pode. Normalmente é uma técnica usada em mapas maiores e mais abertos como, por exemplo, o finale da BH. Consiste em jogar um survivor qualquer longe do grupo, longe o suficiente para permitir que o smoker ou hunter tenham tempo de fazer um estrago. Por isso: comunique-se com seu time. Avise se isso acontecer ou peça para um deles ficar de prontidão. Às vezes podem deixar passar uma bela chance de incapacitar um survivor por falta de atenção. Isso funciona mais constantemente quando os survivors já estão machucados (amarelos/vermelhos).
VII. Tank e o Fogo
Evite o fogo com todas as suas forças. É a pior coisa que pode acontecer. O fogo te causará 85,7 pontos de dano por segundo e diminuirá sua velocidade (a mesma de um survivor com 80% de life) para 2/3.
Na situação hipotética de você queimar e não tomar NENHUM outro dano o Tank durará cerca de 1 minuto e 10 segundos. Imagine em uma situação normal de jogo em que vai queimar tomando dano dos survivors e mal conseguir se movimentar?
Não há disparidades entre o dano do fogo causado molotov, gasolina ou o que está presente nas fases (em caminhões, barris e etcs). Todos eles causam 85,7/seg e comprometem sua velocidade.
Cuidado: Existe um bug que ainda não foi corrigido pela VALVe no finale da Dead Air em que o Tank nasce em cima do fogo e na frente da metralhadora fixa. É frustrante.
VIII. Tank e Seus Amigos
Nos outros guias eu fiz individualmente, acho que não é o caso deste.
Os infecteds devem estar atentos as ações do Tank e se precisar funcionar como distração. Vale aqui um cuidado especial com o Boomer.
Boomer + Tank é a combinação mais mortal que pode acontecer. O ideal é que o Boomer vomite em pelo menos dois survivors pouco depois que a mensagem do Tank aparecer. É perfeito. Os survivors ficam confusos, não sabem de onde o Tank está vindo e não conseguem correr. Enfim, presas fáceis.
Se for um smoker/hunter fique atento aos survivors isolados e aos rushers. Normalmente não são complicados de se agarrar.
Considere a a situação seguinte: 3 survivors incapacitados no chão em um canto e um smoker puxando o ultimo. Você é o Tank. O que fazer?
Seja a parede. Fique na frente do Smoker e deixe que ele faça seu serviço. Nem sempre o Tank tem que ser o protagonista da ação.
E é claro meu amigo Tank. NÃO BATA em survivors que estão com o smoker/hunter.
Cuidado. Considere-os incapacitados e parta para os proximos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Acho que é só isso.
Espero ter tirado algumas duvidas e apresentado esse infected incrível para quem está tendo contato com o jogo agora.
No Response to "[Guia] Tank"
Leave A Reply